« Anterior Próxima »
Hunting high and low
Álbum de estréia dos a-ha, considerado uma obra-prima da música pop. Vendeu cerca de 10 milhões de cópias, de cara emplacou três hits (''Take on me" , "The sun always shines on TV"e "Hunting high and low") , todas estourados nas rádios do mundo inteiro, projectou os a-ha como um fenómeno, Morten Harket como o melhor entre os então mais jovens vocalistas, colocou a Noruega no mapa dos exportadores da boa música, trouxe a oportunidade da consagração rápida.

Ouvindo " Hunting high and low ", tudo é plenamente justificado :o disco quebra o esquema do pop super electrónico, descartável. Todas as canções tem um trabalho especial com a melodia e os arranjos. A maneira de composição da banda é diferente, talvez pelo fato de vir de um país que não faz parte do centro da música. Logo, a música escandinava,particularmente norueguesa, tinha mesmo que apresentar alguma diferença da música americana e inglesa...centros da música.

Em outubro de 1985, os a-ha antigiram o primeiro lugar dentre os 100 hits mais executados dos Estados Unidos. Billboard, uma das principais publicações de música do país. A partir disso, os a-ha arrebataram todos os polls para os melhores do ano em suas categorias . "Take on me" permaneceu por semanas consecutivas em todos os países que tinham charts, incluindo os EUA , abrindo espaço para a conquista do mundo. Passaram a ser deles todas as capas de publicações musicais do mundo da música e os recordes de vendagens de discos não só passaria a ser uma marca daquela explosão como permaneceria com os a-ha em todos os momentos de sua então promissora carreira. Enfim, se em 1985 havia um artista em que todos os spotlights estavam ligados, este era os a-ha e no que pretendia aquela banda que naturalmente impôs-se como gigante quando teve oportunidade.E os a-ha mostrariam passo a passo ao longo de sua história do que realmente eram capazes...
As letras, em sua maioria assinadas por Pal Waaktaar, são tão inteligentes quanto misteriosas, tão realistas quanto apaixonadas. A melancolia e o passado da banda estão presentes (provavelmente as recordações da época em Nernes, onde eles trabalhavam suas canções), e o exemplo clássico é "Living a boy's adventure tale" , quando fama, sucesso e fortuna eram ainda sonho de "garotos aventureiros".

A trinca maravilhosa do disco fica mesmo por conta de "Hunting high and low", "The sun always shines on TV" e "Take on me". Isto falando em termos comerciais, porque todas as músicas são maravilhosas em sua própria essência. De quebra, todo o talento poderoso de Morten Harket, o vocalista com aquela voz....e sotaque norueguês que lhe deu o reconhecimento de melhor cantor do ano de 1986 , de acordo com os leitores da Smash Hits inglesa.

Como se não bastasse, o a-ha assina neste álbum de estréia a produção, juntamente com John Ratcliff - que anos mais tarde, em 2001, iria chantagear os a-ha quanto às demos em poder da WEA inglesa , exigindo milhões para devolver aquilo que os a-ha já haviam pago. O que vale é sem dúvidas , escutar . Para um disco de estréia, escutar é essencial. No caso dos a-ha , escutar com atenção é um grande pedido. Até porque no ano seguinte, os a-ha apresentariam ao mundo "Scoundrel days"...



Comentários
diiiiiiii em 08/10/2008 às 06:08 disse:
Lindoooo. Adoro esse cd. Tá muito bem produzido.
show de bola.

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/ahabest
Sobre * ahabest
Angra dos Reis - RJ

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

13/03/2019


03/11/2015


10/10/2015


30/09/2015


30/09/2015

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 553
Total: 191.472

Feed RSS