Boooom dia....
''Take on me", primeiro sucesso dos A-ha, inicialmente chamou-se "Lesson one" e foi composta ainda em Nernes, Noruega, onde Paul, Mags e Morten trabalhavam suas músicas.
Antes de ser um estouro mundial, "Take on me " foi lançada várias vezes. A primeira delas, em 1984. Não deu certo. Depois, em Abril de 1985, foi relançada remixada. Novamente, não deu certo. Somente em Setembro daquele ano, quando foi lançada nos EUA e mais uma vez relançada na Inglaterra, foi que "Take on me " estourou. Para sua apresentação, a música daquela vez foi vinculada a um inovador vídeo em preto e branco, todo desenhado em cryon (foram utilizados cerca de 6.000 desenhos) no valor de 500.000 dólares. Este é um dos vídeos mais caros da história da música. Resultado:"Take on me" ganhou os primeiros lugares das paradas mundiais por semanas consecutivas, e os A-ha começaram ali a trilhar o caminho para a glória...
Canção que geralmente enlouquece o público nos shows, "Take on me" já ganhou um BMI por ter sido executada mais de 1milhão de vezes nas rádios. Também foi premiada pelo mesmo número de execução em vídeo. Em 1999, quatorze anos após seu lançamento, recebeu a homenagem da banda Reel Big Fish, que a regravou numa versão ska, além de diversas outras versões existentes. Numa votação realizada nos EUA no ano de 1998, promovida pela CNN americana, "Take on me" foi votado como o terceiro melhor vídeo da história da música e frequentemente, está nos TOP 10 de revistas especializadas em música no mundo inteiro.
Quanto à letra da canção, aborda um relacionamento. Ela, mesmo sendo tímida, deve enfrentá-lo e nunca fugir dele porque aquele é o momento especial, logo ele irá partir. Ainda que ela resista, ele irá buscar o amor dela de qualquer jeito.
O som de "Take on me" é envolvente, e os vocais de Morten tem o fantástico alcance dos agudos e graves sem que percebe-se uma mudança brusca de notas altas e baixas Morten trabalha a voz subtilmente...