Elvis Aaron Presley (nascido em 8 de janeiro de 1935 em Tupelo, Mississippi e falecido em 16 de agosto de 1977 em Memphis, Tennessee) foi um famoso cantor, produtor, arranjador, compositor, ator, dançarino, coreógrafo e instrumentista (violão, baixo, guitarra, piano) estado-unidense, sendo conhecido em todo o mundo pela expressão "O Rei do Rock"
O começo
Elvis Aaron Presley nasceu na cidade de Tupelo no Estado do Mississippi no dia 8 de janeiro de 1935. As influências musicais de Elvis eram a música pop e country da época, a música gospel que ele ouvia na igreja e nas noites de cantoria que ele frequentava, e o R&B que ele absorveu na histórica Beale Street quando adolescente em Memphis, além da influência da música clássica, um de seus maiores ídolos era o Tenor Mario Lanza e claro os cantores gospel da época como J.D. Sunmer. Em Julho de 1954, ele iniciou sua carreira musical profissionalmente, já que em 1953 e no começo de 54 ele gravou algumas músicas amadoramente no lendário selo Sun Records em Memphis. No fim de 1955, seu contrato foi vendido para RCA Victor. Em 1956, ele era uma sensação internacional. Com um som e estilo que unicamente combinavam suas diversificadas influências e confundiam e desafiavam as barreiras raciais da época, ele conduziu uma nova era da música e cultura popular, de alto nível, na américa e restante do mundo.
O Fim
No dia de 16 de Agosto de 1977 Elvis Aaron Presley morreu de ataque cardíaco no banheiro de sua mansão Graceland na cidade de Memphis no Tennesse. Sua morte e funeral foram divulgadas e mostradas para o mundo inteiro e chorada por milhões de fãs no mundo todo, pessoas que viveram nos EUA na época comparam a repercussão da morte dele com as de Kennedy e Martin Luther King. Ao contrário do que se propagou no mundo ele não morreu de overdose e sim de ataque cardiaco, pelos inúmeros medicamentos e o excesso de comida, ele nunca usou drogas ilegais como comprovaram os exames depois de sua morte.
A Carreira
Ele estrelou 31 filmes e 2 documentários de sucesso, sendo que a fase de 1956 até 1964 é considerada sua melhor fase, tanto na qualidade dos filmes quanto das trilhas sonoras, inclusive sendo muito elogiado por seus trabalhos no cinema até 1964, entre os quais se destacam Loving You (1957), Jailhouse Rock (1957), King Creole (1958), Flaming Star (1960), Follow That Dream(1962), Viva Las Vegas(1964), entre outros.
Fez história com suas aparições na televisão na década de 50 além de shows históricos como o do Pan Pacífic em Los Angeles em 1957 e no Canadá no mesmo ano, inclusive os únicos shows (5) fora dos Estados Unidos. No programa de Frank Sinatra em 1960 ele realiza uma de suas melhores performances televisivas, e em 1961 ele realiza grandes shows em Memphis (2) e no Havai. Já no especial de 1968, que é considerado o primeiro acústico da história registrado em vídeo e que ele ajudou a produzir, ele foi aclamado por sua performance antológica. A fase de 1968 em diante é considerada a melhor de sua carreira.
No ano de 1969 Elvis volta aos palcos depois de 8 anos e o lugar escolhido foi Las Vegas onde realiza vários shows que são aclamados pela crítica e público. Em 1970 e 1972 são feitos dois documentários de ótima qualidade que viram dois de seus melhores momentos, sendo que em 1970 ele faz 6 shows no Astrodome de Houston onde quebra todos os recordes de público. Em 1972 realiza quatro shows em Nova Iorque no lendário Madison Square Garden, 4 shows lotados, recorde até então. Em 1973 ele realiza o primeiro show via satélite para vários países e quebra todos os recordes de público, mais de 1 bilhão de telespectadores. Conhecido por Aloha From Hawai, esse show foi ao ar em abril nos EUA. Em Memphis no ano de1974 volta a fazer shows depois de 13 anos e faz grandes apresentações que viram um ótimo disco, no mesmo astrodome de Houston ele lota dois shows e faz duas boas apresentações, além de shows históricos em Los Angeles no mês de maio. No público de um dos shows estava a banda Led Zeppelin que por sinal adorou o show. Em 1975, na virada do ano, ele quebrou o recorde de público para um artista solo até então, em um show para 62 mil pessoas. No últimio dia de 76 Elvis realiza o seu segundo show de virada de ano. O Show é na cidade dePittsburg, especialistas são unanimes em dizer que talvez esse tenha sido o seu último grande show, quer dizer o show inteiro é bom e com momentos antológicos, já que no ano de 1977 ele realiza shows com ótimos e maus momentos devido a sua condição de saúde que piorou claramente. Em 1977 o especial Elvis In Concert vai ao ar na CBS e registra uma das maiores audiências da história da rede americana, esse especial foi ao ar em Outubro. Globalmente, ele vendeu por volta de um bilhão e meio de discos, mais do que qualquer outro artista. Suas vendas americanas o garantiram prêmios de ouro, platina e multi-platina por seus 150 álbuns e singles, muito mais do que qualquer outro artista. Entre seus muitos prêmios estão 14 indicações aos Grammys (3 prêmios) da National Academy of Recording Arts & Sciences.
Considerado o melhor cantor popular de todos os tempos por sua voz inigualável e poderosa, principalmente a partir da metade dos anos 60, uma incrível musicalidade cantando em vários ritmos e línguas, além de um poder de interpretação pouco visto em cantores populares. Ele era naturalmente um barítono e atingiu em algumas oportunidades notas de baixo (voz grave masculina) e tenor.