Hall da Fama
Eu acho que Elvis não foi escolhido artista do século por ser americano mas por ter conseguido, justamente, ir além disso. Na sua manifestação artística , claro.
A coisa mais difícil é um cantor conseguir cantar todo tipo de música e o fazer com maestria. Elvis só não cantou jazz. Nos outros estilos ele é considerado digno de estar no Hall of Fame de seu país.
Porque não cantou jazz ? Porque na região sul dos EUA este tipo de música não era produzida. Por sofrer a influência das músicas francêsa, irlandêsa e africana, o sul dos EUA produziu o gospel, o country, o blue e o rock em todas as suas vertentes e com influência em todo mundo. E Elvis foi o único que cantava todas elas.
Conhecer a obra musical de Elvis é navegar em uma gama imensa de rítmos, arranjos, nuances musicais. Quem gosta de música, gosta de Elvis porque todas as vezes que ouvimos determinadas músicas percebemos detalhes nos arranjos das guitarras, do piano, das baterias, dos vocais , etc. Em algumas músicas ele as interpretava em vários rítmos e arranjos. É verdade que, algumas, já eram sucesso consagrado nas vozes de outros cantores mas quando Elvis as cantou ficou como interpretação definitiva.
Aqui no meu blogue eu procuro variar os estilos justamente para que, aquele que entra aqui, tenha noção da qualidade do intérprete e do timbre de voz ajustado para cada rítmo.
Eu não vou destacar quais ou quantas músicas Elvis gravou com diversos arranjos porque este é o facínio para o fã ou para aquele que gosta de música : Descobrir novidades depois de trinta anos que sua voz calou-se. E, parece que a gravação foi feita hoje.
>>