O calor pede hidratação, e nada melhor para isso do que uma bebida refrescante e saborosa como o chá gelado. Ingleses e americanos o incluíram em seus livros de culinária a partir do século 19 e, na época, era comum encontrar receitas feitas com folhas de chá verde. Alguns dizem que a popularidade do chá gelado está ligada ao desenvolvimento do sistema de refrigeração nos Estados Unidos, em meados de 1800. Mas é certo que a popularidade da bebida se deve – e muito – ao seu sabor.
No país de Obama, a bebida representa cerca de 85% de todo chá consumido. Tomado como uma alternativa aos refrigerantes doces e gaseificados, o chá contém nutrientes e tem um gostinho incomparável. De acordo com a nutricionista Ana Paula Tavares, de São Paulo, estudos comprovam o poder de certas substâncias presentes no chá. “Elas dão uma força para o metabolismo, aliviando o estresse e, em certos casos, ajudam até na prevenção do câncer”, afirma.
Atualmente, é mais comum encontrar chás gelados feitos a partir de folhas da variedade Camellia sinensis ou outros tipos de ervas. Segundo a nutricionista, cada tipo de chá adquire um sabor. “O processo de produção também dá características diferentes ao chá. Ele pode ser oxidado ou fermentado, por exemplo”.
Existem receitas de todos os tipos, incrementadas com especiarias e ervas, mas a considerada “original” leva pedacinhos de fruta. “O chá gelado é uma pedida saudável, com alto poder de hidratação, baixo valor calórico e que ajuda a manter a forma por causa de suas propriedades diuréticas”. http://marie4liberte.centerblog.net/9.html