« Anterior Próxima »
Salvação pela graça


Sendo que merecemos a morte e castigo para nossos pecados, a salvação tem que ser pela graça de Deus. Graça normalmente é definida como "favor não merecido". Talvez a maior história que ilustra a graça é a história do filho pródigo (Lc 15.11-32). Este filho tinha levado a sua herança e deixado a casa. Ele desperdiçou o dinheiro vivendo em pecado. Quando estava sem dinheiro e faminto, ele decidiu ir para casa e possivelmente arrumar um trabalho como servo de seu pai. Ele não merecia ser tratado bem pelo pai, mas o pai lhe deu boas vindas e o tratou mais uma vez como seu filho.

É impossível ganharmos ou merecermos a nossa salvação. Nós não podemos pagar pelos nossos pecados; não podemos colocar Deus em uma posição onde ele fique em débito conosco. Podemos trabalhar para Deus e podemos fazer boas ações, mas já temos por obrigação fazer o bem, então não há nenhum mérito especial nisto. Até mesmo se nós fossemos bons, seríamos iguais o servo em uma das parábolas de Jesus: "Nós fizemos o que nós deveríamos ter feito" (Lc 17.10). Isto é o que a Bíblia quer dizer quando dizemos que nós não podemos ser salvos por obras (Gal. 2.16). Se a salvação fosse através das obras, seria devido a nós, e já não poderia ser uma dádiva pela graça de Deus (Rom. 4.1-8). Como Paulo disse: "Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça." (Rom. 11.5-6; cf. 2 Tim. 1.9).

Para ser salvos devemos ser humildes. Se de alguma maneira pudéssemos nos salvar por nossos próprios esforços, nós não seríamos humildes, mas orgulhosos. Nós nos vangloriaríamos e gabaríamos do que fizemos para sermos salvos. É por isso que nós podemos ser salvos pela graça, para ninguém se vangloriar (Rom. 3.27; Ef. 2.8-9). O apóstolo Paulo é um bom exemplo de alguém que teve razão para se gabar das habilidades humanas e realizações (Cor. 11.1-12.13). Mas Paulo disse: "Pela graça de Deus eu sou o que sou" (1 Cor. 15.1). Sobre o que se gabou Paulo? Gabou-se do amor de Deus demonstrado em Jesus Cristo: "Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo" (Gal. 6.14). "Aquele que se glorie, glorie-se no Senhor" (1 Cor. 1.31; cf. 2 Cor. 10.17).

A salvação vem de Deus como um presente gratuito, sendo pela graça. Paulo disse que nós somos "justificados gratuitamente por tua graça, por meio da redenção que há em Jesus Cristo" (Rom. 3.24). "O salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é vida eterna em Jesus Cristo nosso Senhor" (Rom. 6.23; cf. 2 Cor. 9.14-15; Apocalipse. 22.17). Se a salvação é gratuita e se isto é um presente, significa que nós não precisamos fazer nada para ser salvos? Claro que não é verdade, e no decorrer deste livro eu estarei compartilhando com você o que tem que fazer. Mas para o momento vamos ver porque temos que fazer algo para salvação embora seja um presente da graça de Deus.

Embora a salvação seja um presente, é necessário que a recebamos e a façamos efetiva em nossas vidas. Somos salvos pela graça, mas graça vinda "por fé" (Ef. 2.8). Como veremos adiante, nós também temos que nos arrepender e obedecer a Deus se queremos ser salvos. O que na verdade nos salva? Nossa fé? Ou a graça de Deus? Nossa obediência? Ou a graça de Deus? Uma ilustração simples pode explicar esta aparente contradição. Suponha que é meio-dia e você está com dois amigos em num quarto com uma janela. Você pergunta para seus dois amigos por que há luz no quarto. Um dos amigos diz: "Porque há uma janela". O outro amigo diz: "Há luz no quarto, porque o sol está brilhando lá fora". Qual amigo está correto? Ambos estão. O sol é atual fonte de luz, mas a janela é necessária para que a luz do sol possa entrar no quarto. O sol causa a luz, mas a luz passa "pela janela".

Nossa salvação é do mesmo modo. Da mesma maneira que o sol causa a luz, quem de fato nos salva é Deus, Cristo, o Espírito Santo, o sangue de Jesus e a graça de Deus. Mas Deus não forçará a salvação em ninguém. Nós temos que providenciar o ingrediente necessário pelo qual a graça de Deus entre em nossas vidas para nos salvar. Qual a janela pela qual a salvação de Deus alcança nossa alma? É a "fé" (Ef. 2.8; Rom. 5.1-2). É, como veremos o arrependimento. É a obediência. É também o batismo, o qual estudaremos brevemente com mais detalhes. Não ganhamos ou merecemos qualquer coisa quando somos batizados. Isto somente significa o meio pelo qual Deus nos salva. Como Paulo escreveu: "não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tito 3.5; cf. Atos 2.38; 22.16; 1 Pedro. 3.21).

A salvação pela graça não é uma doutrina que pretende parar esforços de nossa parte para ser bons e para viver vidas santas. Nós não deveríamos ignorar a graça de Deus. Não devemos presumir que podemos pecar à vontade, e Deus perdoar-nos-á automaticamente (Rom. 6.1-2; 2 Pedro 2.17-22; Judas 4). Concluímos esta seção sobre a graça com a declaração clássica de Paulo sobre esta doutrina: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é o dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Ef. 2.8-9).
Amém !!!



A Paz e a Graça Sejam convosco.





Gospel English version




Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/conversandocomdeus
Sobre * conversandocomdeus
Florianópolis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

13/08/2023


08/07/2023


11/05/2023


03/01/2023


10/10/2022

« Mais fotos


Visitas
Total: 388.017

Feed RSS

Favoritos

jesus_cristo
08/07/23

Links
IEJC