PARQUE PEDRA DA CEBOLA.
VITÓRIA/ES
A região é um marco paisagístico importante no contexto sócio-cultural da cidade. Caracteriza-se por ter um relevo suave-ondulado, com terrenos de cota altimétrica que varia de 22 a 24 metros na parte superior. Na antiga cava funcionou, no período 1966 a 1978, a Pedreira Goiabeiras, de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). A pedreira demolia as rochas do local para construção dos piers do Porto de Tubarão.
O Parque Pedra da Cebola, uma área do Governo Estadual, foi entregue à Prefeitura de Vitória no dia 07 de junho de 1997, através de contrato de gestão. Pelo contrato, a PMV assumiu o compromisso de implantar um parque com características metropolitanas.
No Parque, destaca-se a Pedra da Cebola, um monumento natural tombado em 1986 pelo Conselho Estadual de Cultura, que tornou-se um marco cultural, paisagístico e ambiental da cidade. A pedra é uma formação geológica sob forma de bloco oscilante ou suspenso que, devido ao intemperismo, assumiu formas arredondadas com sulcos em suas bordas. O aspecto de cebola é dado também pela vegetação rupestre em seu topo.
Da Pedra da Cebola o visitante pode observar a Praia de Camburi, o Porto de Tubarão, o Morro do Mestre Álvaro, localizado no Município da Serra, o manguezal do Lameirão e todo o Maciço Central.
(FONTE: Prefeitura Municipal de Vitória)
♥♥♥
.