Neste segundo dia de nossa novena, queremos ter presente que Jesus, que vem no Natal, é a sabedoria encarnada do Pai. O fruto da sabedoria é o anúncio do Reino que se torna visível por meio de suas palavras e ações.
Todos:
Ó SABEDORIA, que saíste da boca do Altíssimo, e atingis até os confins de todo o universo e com força e suavidade governais o mundo inteiro: Ó, vinde ensinar-nos o caminho da prudência! Eu celebro o Senhor de todo o coração Na companhia dos retos, no conselho. São grandes as obras do Senhor, Dignas de estudo para que as ama. Salmo 111(110),
Acolher a Palavra Leitura Bíblica Livro da Sabedoria 6:12- 20
Sabedoria, 6
12. Resplandescente é a Sabedoria, e sua beleza é inalterável: os que a amam, descobrem-na facilmente.
13. Os que a procuram encontram-na. Ela antecipa-se aos que a desejam.
14. Quem, para possuí-la, levanta-se de madrugada, não terá trabalho, porque a encontrará sentada à sua porta.
15. Fazê-la objeto de seus pensamentos é a prudência perfeita, e quem por ela vigia, em breve não terá mais cuidado.
16. Ela mesma vai à procura dos que são dignos dela; ela lhes aparece nos caminhos cheia de benevolência, e vai ao encontro deles em todos os seus pensamentos,
17. porque, verdadeiramente, desde o começo, seu desejo é instruir, e desejar instruir-se é amá-la.
18. Mas amá-la é obedecer às suas leis, e obedecer às suas leis é a garantia da imortalidade.
19. Ora, a imortalidade faz habitar junto de Deus;
20. assim o desejo da Sabedoria conduz ao Reino!
Reflexão:
O Livro da Sabedoria tem como primeiro destinatário os governantes e mostra que os que se deixam guiar pelo espírito de deus agem com justiça e realizam grandes obras em favor do povo. Não só os governantes, mas também nós somos chamados a amar a sabedoria e a deixar-nos conduzir por ela para construirmos uma sociedade solidária. Em sentido pleno só Deus pode ser chamado de sábio. A história da salvação, que tem o seu ápice em Jesus, mostra que Deus é sábio em seus projetos porque tudo o que faz é em vista da vida do ser humano. Nós só podemos adquirir a sabedoria como dom de Deus e é em Jesus que a sabedoria se manifesta plenamente. São Paulo chama Jesus de sabedoria de Deus(Cl 2,3). Jesus expressa a sabedoria por meio de obras que transmitem amor, perdão e partilha, especialmente em favor dos mais necessitados. Celebrar o Natal de Jesus é celebrar a chegada dAquele que encarna a sabedoria de Deus e que a expressa em gestos concretos. Seremos sábios à medida que nos deixarmos guiar por Ele, vivendo em nosso cotidiano o mandamento do amor.
PRECES (faça o seu pedido)
1. Pelos governantes, para que ajam sabiamente, pensando no bem de todas as pessoas e não em seus próprios interesses. Rezemos.
T.: Jesus, dá-nos o dom da sabedoria.
2. Pelas pessoas que reivindicam melhores condições de vida, para que se disponham em se organizar para lutar por seus direito, rezemos.
T: Jesus, dá-nos o dom da sabedoria.
3. Por todos os que celebram a novena de Natal, para que saibamos aproveitar este tempo forte de Advento para nos aproximarmos ainda mais de Jesus. Rezemos.
T: Jesus, dá-nos o dom da sabedoria.
4. Para que, a exemplo de Jesus, coloquemos nossa vida a serviço de nossos irmãos e irmãs. Rezemos.
T: Jesus, dá-nos o dom da sabedoria.
Oração
Ó Pai querido, vós manifestais vossa bondade de muitas formas, de modo especial, enviando-nos Jesus para nos apontar o caminho da vida. Derramai sobre nós, neste tempo de preparação para a celebração do Natal, o espírito de sabedoria, para compreendermos mais profundamente o ministério da encarnação e sua implicação em nossa vida. Por Cristo, Senhor nosso.
Amém.