
"E aquele que tiver obtido o maior resultado no final da terceira tarefa ganhará a Taça Tribruxo. Os campeões serão escolhidos por um juiz imparcial, o Cálice de Fogo"
O Torneio Tribruxo é uma competição entre as três maiores escolas de magia da Europa: Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Instituto Durmstrang de Magia e Bruxaria e Academia Beauxbatons de Magia e Bruxaria. O torneio surgiu há 700 anos para ser uma amigável competição entre as três escolas de magia. Cada torneio ocorre em uma das escolas, a cada 100 anos. De cada escola participa somente 1 aluno, selecionado pelo juiz imparcial do Torneio Tribruxo: O Cálice de Fogo.
Os alunos escrevem o seu nome em um pedaço de pergaminho e o depositam no Cálice até o momento marcado. Após isso o Cálice cospe o nome dos três bruxos que participarão do Torneio. Depois de selecionado, o aluno não pode voltar atrás.
As provas do Torneio Tribruxo são muito difíceis e perigosas, por isso os alunos não devem se inscrever levianamente nele. O Torneio consiste em uma série de três tarefas preparadas para testar os campeões de diversas maneiras: seu poderio mágico, sua audácia, seu poder de dedução, e sua habilidade para lidar com o perigo. O Torneio é organizado pelo Departamento de Cooperação Internacional em Magia, do Ministério da Magia, e seu propósito é justamente a cooperação entre os campeões e suas escolas, ou, nas palavras de Hermione, fazer amigos.
O vencedor do Torneio Tribruxo ganha a Taça Tribruxo, 1000 galeões e a glória eterna.
Os alunos escrevem o seu nome em um pedaço de pergaminho e o depositam no Cálice até o momento marcado. Após isso o Cálice cospe o nome dos três bruxos que participarão do Torneio. Depois de selecionado, o aluno não pode voltar atrás.
As
• A Primeira Tarefa – Dragões
A primeira tarefa do Torneio Tribruxo foi projetada para testar a coragem e a audácia dos campeões, e consistia em cada um deles tentar pegar um ovo de ouro do ninho de um dragão. Essa tarefa aconteceu em 24 de novembro de 1994. O ovo continha uma pista para a segunda tarefa do Torneio, sem a qual os campeões não poderiam prosseguir. Os campeões foram levados para uma pequena barraca por Ludo Bagman, dentro da qual o bruxo mostrava um saco roxo para cada um dos campes, e de dentro do qual cada um deles retirava um modelo de dragão, cada um representando uma raça de dragão que estaria esperando o campeão na prova. Também, em cada um dos modelos de dragões, em seu pescoço, havia um número, de 1 a 4, que determinava a ordem em que cada campeão competiria.
• A Segunda Tarefa – O Lago
A segunda tarefa do Torneio Tribruxo ocorreu às 9:30 h da manhã do dia 24 de fevereiro de 1995. A tarefa consistia nos campeões mergulharem no fundo do Lago Negro, localizado nos jardins de Hogwarts, e recuperar de lá uma pessoa que lhes havia sido raptada e da qual muito gostavam, ou, conforme as palavras usadas por Dumbledore, alguém que lhes era precioso.
Para Harry, esta pessoa era Rony. Para Vitor Krum, era Hermione. Para Cedrico Diggory, era Cho Chang. E para Fleur Delacour, era sua irmã mais nova, Gabrielle Delacour.
• A Terceira Tarefa – O Labirinto
A terceira e última tarefa do Torneio Tribruxo aconteceu em 24 de junho de 1995. Os campeões tiveram que percorrer um labirinto, que estava repleto de perigos, até a Taça Tribruxo. O campeão que tocasse a Taça primeiro seria o vencedor do Torneio Tribruxo.
Alguns dos perigos do labirinto eram Explosivins, Bicho-Papões, e Acromântulas. A Taça Tribruxo estava no centro do labirinto, sob uma mesa de madeira. Os campeões entraram no labirinto de acordo com a sua posição no Torneio. Cedrico e Harry entraram primeiro, depois entrou Krum e por fim Fleur.
Artigo por