« Anterior Próxima »
A Salvação Parte 4


A Necessidade da Conversão Seguir a Regeneração

A conversão envolve uma negação do pecado. O homem natural pode modificar a sua vida e impedir que as manifestações do pecado sejam evidentes na sua vida pública, mas ele não pode negar o seu amor pelo pecado (Jer. 13:23; 17:9; Prov. 27:22; Mat. 19:25,26). O homem natural pode não gostar as conseqüências do pecado mas, mesmo assim, o próprio pecado continua sendo desejado e prazeroso para ele. a verdade é: Se não nascer de novo, ninguém pode entrar no reino de Deus (João 3:5).

A conversão é agradável a Deus. O carne não é sujeita à lei de Deus nem pode agradar a Deus (Romanos 8:7,8). O que é nascido da carne agrada unicamente a carne (João 3:6) e a carne somente ceifa corrupção (Romanos 7:5; Gal. 6:7,8). Sem a fé vir primeiro, um fruto do Espírito Santo, é impossível para qualquer agradar a Deus (Hebreus 11:6).

A conversão é uma "boa" coisa. No homem natural, sem uma obra prévia e regeneradora espiritual, não existe "bem algum" habitando nele (Romanos 7:18). Do homem natural não podemos esperar uma obra boa. As suas obras de justiça nem são aceitáveis diante de Deus (Mar 7:21-23; Isaías 64:4; Gal. 5:19-21). Assim como Jó pergunta e responda pela inspiração do Espírito Santo: "Quem do imundo tirará o puro? Ninguém." (Jó 14:4) nós também podemos resumir. Não há possibilidade do homem converter-se, sem Deus primeiramente o vivificar.

A conversão é uma submissão à lei de Deus. O homem não regenerado vive segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência (Efés. 2:2,3). A mente do incrédulo é entenebrecida, pela ignorância que há neles e querem por isso entregar-se, não a Deus, mas à dissolução (Efés. 4:18,19). O não regenerado jamais pode sujeitar-se à lei de Deus pois a inclinação da sua carne é inimizade contra Deus (Romanos 8:7). Não é o homem natural que deseja nem é capaz a sujeitar-se a Deus, mas é o regenerado, por Deus operar nele tanto o querer quanto o efetuar segundo a Sua boa vontade (Fil. 2:13) que quer e pode agradar a Deus (João 15:5; Fil. 4:13)

A conversão envolve o entendimento de coisas espirituais. A velha natureza do homem não pode discernir coisas espirituais. Qualquer fato espiritual, para o homem não crente, é loucura e um escândalo (I Cor. 1:23; 2:14). O entendimento da obra salvadora de Cristo, uma pessoa espiritual, e o convencimento do pecado, da justiça e do juízo são obras do Espírito Santo nos que Deus quer ensinar essas verdades (João 16:7,8; Mat. 11:26,27). O que antecede entendimento espiritual é uma obra divina que é eficaz a fazer o homem pecador conhecer Cristo. Essa obra prévia é a regeneração.

A conversão envolve a fé. Do Espírito Santo é a fé (Gal. 5:22). Os que crêem tem o poder de crer que evidência que a fé é dada previamente por Deus (Fil. 2:13). O poder que ressuscitou Cristo dos mortos é o mesmo poder que Deus opera nos que crêem em Cristo (Efés. 1:19,20). Portanto, o poder de crer é antes da ação da fé. Nisso entendemos que a conversão é causada pela obra divina de regeneração.

A conversão é um ressurreição espiritual. "A conversão está representada em Efés. 2:4-6 como uma ressurreição espiritual, que diz: 'Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo Seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;'. O ressuscitar aqui representa a conversão. Assim, a questão que estamos considerando quanto é ao que é primeiro, o vivificar ou o ressuscitar. Não pode haver dúvida razoável que o vivificar é o primeiro num sentido lógico." (T. P. Simmons, p. 339). Veja Col. 2:12.

A conversão envolve a ação de vir a Cristo. O que impede um pecador qualquer a vir a Cristo é a sua condição de ser morto em pecado. Isso impede que ele queira vir a Cristo (João 5:40). Por causa do pecador ser morto no pecado ele não vem a luz mas odeia-a (João 3:19). O pecador não precisa de uma chance ou uma ajuda geral de Deus, um pregador sorridente, um culto animado ou uma estória emocional (João 8:43). Ele precisa nova vida para poder vir a Cristo com arrependimento e a fé. É Deus Quem traz os Seus a Cristo, dando-os vida (regeneração). Tendo vida, venham a ?Cristo (conversão). Se Ele não trouxer, ninguém pode vir a Cristo (João 6:44, 65; 12:37-40). Pela conversão envolver a ação de vir a Cristo, sabemos que Deus age antes em trazer os Seus em amor (Jer. 31:3).Amém !!!


A seguir o Arrependimento ( continua... ).

Que Deus abençoe a todos.







Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/jesus_cristo
Sobre * jesus_cristo
Florianópolis - SC

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

08/07/2023


08/04/2023


23/05/2022


17/11/2021


11/01/2020

« Mais fotos


Visitas
Total: 104.179

Feed RSS

Favoritos

conversandocomdeus
13/08/23

Links
IEJC You Tube