« Anterior Próxima »
06 de Setembro - Dia do Barbeiro e do cabeleireiro




MEUS TRABALHINHOS DE MONTAGEM GIFS!


"Aqueles que passam por nós,
não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si,
levam um pouco de nós."

("Antoine de Saint-Exupery")




*
* FLOGÃO MIRELE JORNALISTA *

*
* VIP DO MEU BABY KEODISNEY *



*
* MY BLOG I *


*
* MY BLOG II POESIAS *


Feriados e eventos cíclicos

Aniversário de muriaé, cidade do estado de minas gerais
Dia do alfaiate.
Dia do barbeiro e do cabeleireiro.
Dia do Profissional de Inteligência (Brasil)
Santos do dia
São Zacarias, profeta do Antigo testamento.




Visitas feitas aos amigos favoritados presente! Minha retribuição garantida as visitas do dia!!!



"ઇ‍ઉ.¸¸.*ઇ‍ઉ Na minha vida tudo é festa...
Tudo é magia...
Tudo é alegria ...
Por isso vivo a vida intensamente no
mundo de alegrias e fantasias realizaveis."ઇ‍ઉ.¸¸.*ઇ‍ઉ

ઇ‍ઉ By Mirele ઇ‍ઉ





DIA DO BARBEIRO - 06 DE SETEMBRO

O barbeiro, um dos mais antigos profissionais do mundo, vem aos poucos perdendo seu espaço no mercado de trabalho para os grandes e modernos salões de beleza. Mesmo assim, ainda é possível encontrar-se, nas grandes e pequenas cidades, um bom número desses especialistas no corte e feitura de cabelos e barbas dos homens que resistem teimosamente aos novos costumes que os tempos modernos vêm implantando entre os apreciadores de novidades (na ilustração, reprodução da tela a óleo “Barbeiro da Roça”, de Paulo Ney Rego Damasceno).
Na verdade, desde a mais remota antiguidade que o uso de barbear e cortar o cabelo tornou-se habitual entre os homens. Segundo os pesquisadores, os gregos daquela época idealizavam suas divindades como figuras de rara beleza e perfeição corporal, o que eles expressavam através de alguns tipos de estátuas denominadas kouros, representando jovens do sexo masculino. Em algumas lojas de Atenas onde essas esculturas eram encontradas, foram sendo instalados espaços adequados ao tratamento de beleza, e foi assim que surgiu o salão e a profissão de barbeiro, exclusiva do sexo masculino. Os relatos a esse respeito dão conta de que os nobres e guerreiros de então usavam cabelos compridos, sustentados por faixas, correntes ou condecorações; os jovens, por sua vez, copiavam os penteados de Apolo e Arquimedes; os velhos e filósofos deixavam crescer a barba e os cabelos, como símbolo de sabedoria, enquanto os escravos apresentavam os seus cabelos curtos e lisos, não lhes sendo permitido o uso de barba nem bigodes.
Além dessa atividade que exerciam e que lhes dava o nome, os antigos barbeiros, também praticavam pequenas cirurgias, podendo sangrar e extrair dentes. Segundo as regras monacais (relativa aos monges), eles não só tonsuravam esses religiosos, mas também podiam sangrá-los. Ainda nos séculos 17 e 18, o barbeiro era considerado um verdadeiro prático no seu mister de cirurgião e sangrador, e somente mais adiante, já no século 19, é que tais práticas lhes foram proibidas, sob pena de incidirem em infrações legais no caso de continuaram o seu exercício.
Mas o tempo foi passando, os costumes se adaptando aos modismos de cada época, e assim, aos poucos, surgiu no mercado de cuidados pessoais a figura do cabeleireiro, palavra que no vocabulário brasileiro também designava originalmente o cortador de cabelos masculinos, ou seja, o próprio barbeiro, mas que por razões ainda não explicadas satisfatoriamente passou a indicar os profissionais trabalhando em salões destinados ao público feminino. Alguns destes, por sua vez, certamente pretendendo valorizar ainda mais sua arte de arrumação capilar, adotaram a expressão francesa coiffeur para se auto-intitularem. E a moda pegou de tal forma, que é cada vez maior o número de cidadãos disputando vagas com as cidadãs, nos estabelecimentos dedicados a essa atividade reconhecidamente embelezadora.
Os antigos profissionais barbeiros têm sentido o declínio de sua clientela. Vez ou outra os órgãos de imprensa que se interessam pelo assunto publicam matérias abordando essa #morfose, revelando a opinião dos atingidos pela alteração de costumes cada vez mais perceptível. Em uma delas o entrevistado declara que os barbeiros estão com os dias contados, e justifica seu pensamento afirmando que “Essa profissão está em decadência porque antigamente existiam profissionais sérios e que aprendiam com seus pais, mas hoje em dia poucas pessoas fazem a barba no salão”. Para ele, que aprendeu o ofício com o pai, está faltando interesse da nova geração. “Hoje em dia, com quatro dias de curso, qualquer um já abre o seu salão e se torna barbeiro sem qualificação”, completa o profissional.

Cabeleireiro é aquele que corta, pinta ou faz alterações no cabelo das pessoas. Dentre as ferramentas que usa estão incluídas : tesouras, navalha, pentes, capas, máquinas de corte e acabamento.

O nome designa também o estabelecimento comercial onde trabalham as pessoas dedicadas a esta actividade.

A violação dos Direitos Autorais
Lei nº. 9610/98
é crime estabelecido pelo artigo 184
do Código Penal Brasileiro.

FONTE GOOGLE

Copyright © 2007-2008 Flogvip.net/mamypink
Todos Os Direitos Reservados



online





"13 DE SETEMBRO - ANIVERSARIO DO MEU KEOPS -
FARÁ 2 ANINHOS!"







Comentários
Apenas usuários favoritados deste FlogVip podem visualizar os comentários desta foto!

Fotos com mais de 20 dias nao podem ser comentadas.
/mamypink
Sobre * mamypink
Governador Valadares - MG

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

25/09/2016


30/04/2016


12/04/2016


12/04/2016


12/04/2016

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 69
Total: 485.445

Feed RSS