Os direitos dos cidadãos
Todos os cidadãos têm direito de saber como está sendo gasto
o dinheiro público,
dinheiro que nós pagamos através dos impostos. Esse
dinheiro que pagamos contribui com merenda escolar, creches, escolas, assistência aos idosos, saúde e remédios, esgotos, apostilas que recebemos na escola, postos de saúde e outros órgãos em benefícios da população.
A população tem o direito de saber como esses recursos estão sendo aplicados. Às vezes, infelizmente, existem
administradores desonestos que se apropriam do dinheiro público,
enquanto a população fica sem atendimento médico, sem merenda escolar,
sem obras e serviços essenciais para viver com mais conforto e dignidade.
Em muitas cidades a população não tem responsabilidade de procurar como está sendo gasto o dinheiro público na sua cidade, e é por isso que ela não anda para frente, não tem esgotos e outros recursos necessários para o desenvolvimento da população.
Cuide bem da cidade que você vive, lute para que ela fique bonita. Procure a prefeitura e discuta sobre os seus direitos, e participe das reuniões da câmara e associações de moradores, assim estarás garantindo o seu direito de cidadão.
Em busca da honestidade
Nos dias de hoje existe muita corrupção, mas como a sociedade pode fazer para combatê-la?
Primeiro, saber votar. Porque queremos que políticos honestos governem nosso país. Se não tiver idade para votar, você pode ajudar orientando os eleitores desinformados.
O mais importante é não vender seu voto, porque, se o fizer, você não votará na pessoa certa, pois quem compra seu voto não tem nenhuma responsabilidade.
A sociedade também pode fazer muito mais coisas para combater a corrupção. O mais importante é ser responsável, não ser corrupto, etc.
Se a corrupção toma conta do Brasil, a sociedade pode se juntar para combater. Nós podemos protestar, ir à câmara municipal e exigir das pessoas que cuidam do nosso dinheiro que elas sejam responsáveis, honestas. Se descobrirmos que os corruptos continuam desviando o dinheiro público, podemos fazer um protesto para demiti-los e tentar encontrar uma pessoa com honestidade bastante para administrar o dinheiro que é de todos nós.
Nós somos uma sociedade do bem, então vamos nos juntar e combater esse problema. Existem muitas pessoas honestas nesse país, e nós não podemos ficar de braços cruzados.
Vamos lá galera! Vamos nos reunir e lutar para que o dinheiro público seja usado em benefício de uma sociedade mais justa, onde os direitos constitucionais do cidadão sejam respeitados.