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ONDE ESTÁ A LIBERDADE?


 


Preciso
que alguém me explique algumas coisas que minha mente se recusa a compreender.
Qual a lógica filosófica ou anarquista, não me importa, que leva a população da
maior cidade do Brasil a se submeter á arbitrariedades legais, a meu ver,
totalmente sem razão de ser?

As leis de trânsito que imperam na Grande
São Paulo são oportunistas, falso-ideológicas e nos trata como perfeitos débeis
mentais. Algumas são ineficientes até mesmo para as segundas e terceiras
intenções que escondem. Persistem na base do: “lei é lei”.

Acredito na
justiça, acredito na ordem, mas, por favor, onde está o progresso? Desde que o
sistema de rodízio de carros no chamado centro expandido foi instituído em 1997,
ele já foi interrompido 94 vezes, por razões absolutamente “plausíveis”. Resta
saber: Quem mais se prejudicou com essas suspensões?

Vejamos: dessas 94
interrupções, 86 “boas razões” tiraram o sistema de funcionamento. Delas, 28
vezes por greves e paralisações dos ônibus e/ou metrô; 14 em razão das enchentes
e alagamentos; 02 por ataques do PCC; 01 vez por um apagão total na cidade, e
pasmem: 41 vezes em razão de feriados prolongados e datas comemorativas.


A cidade de São Paulo é a única cidade do Brasil a se utilizar desse
sistema de rodízio e inaugura também uma nova ordem: combater o caos tirando um
dos recursos adotados justamente sob a alegação de combate ao caos. A meu ver,
está sobrando caos e faltando atitudes efetivas.

Vamos á outro cálculo:
Se alguém mora na região sudeste do Estado, por exemplo, e tem um vôo marcado
para as 18h00min no aeroporto de Congonhas (aquele da pista escorregadia e do
avião da TAM, lembra?), ele estará ferrado e não é nem pelo descaso da Embraer
ou da TAM. Não só por isso, pelo menos.

O sujeito terá que entrar em São
Paulo pelo menos 1h30min antes do tal horário de rodízio e estar no aeroporto
uma hora antes do embarque. Isso quer dizer que ele terá que entrar pelas
marginais, precisamente ás 14h00min.

Cinco minutos á mais e ele entrará
em Sampa justamente no horário do famigerado, se levar em conta que o rodízio
nunca diminuiu o trânsito ou os congestionamentos nas marginais.

Para
tanto, ele terá que sair do interior as 10h00min da manhã, contando com os
possíveis engarrafamentos que enfrentará nas rodovias que dão acesso á cidade.
Ou seja, o pobre coitado levará 09 horas para percorrer a distância de 300 km
que separam as duas cidades.

Tudo isso, num percurso que faria em no
máximo 04 horas. Perderá um dia todo de trabalho e se tentar apressar o
processo, burlando a velocidade permitida nas rodovias de acesso, corre o risco
de levar alguma multa pelo caminho.

Mas, tudo bem. Porque mesmo que ele
consiga estar no aeroporto no horário, o avião com certeza absoluta não estará.
Pode ser até que nem esteja muito tempo depois. Mas, se um cancelamento do vôo
acontecer, ele poderá voltar tranquilamente pra sua casa.

Mas, afinal,
pra que raios, serve esse maldito rodízio? Se você não mora no Estado de São
Paulo, pode ser que não esteja nem um pouco interessado nesse meu relato. Mas, a
proibição do tráfego de automóveis nas ruas de SP tem o intuito de melhorar a
situação do ar e o trânsito na cidade.

Cada dia da semana uma faixa de
automóveis estão proibidos segundo sua placa. Na segunda, as placas com final 1
e 2, na terça 3 e 4, e assim por diante. Isso determina não só quando, como e
onde você pode circular com se carro, como também te obriga ater dois
automóveis.

Sem falar, é claro, que te impõe uma escolha rigorosa da
placa de ambos. A menos que você possa comprar um para cada dia da semana. Essa
determinação vale pra todos, exceto para carros oficiais (nem vale comentar!).


Mas, acredite, seja por turismo, negócios, necessidade ou curiosidade,
algum dia você se aventurará pela mega capital paulistana. E, quando isso
acontecer, verá que de nada adiantou sua indiferença. O sistema serve pra você
também!

Você pode, é claro, alegar que nunca viu nas emissoras de TV,
ouviu em uma radio, ou leu em um jornal, um anúncio explicativo do governo ou da
prefeitura de São Paulo sobre o tema. Mas, quem vai te ouvir?

Pode,
também, dizer que não viu placas indicativas de que o sistema de rodízio existe.
Não existem mesmo. Mas quem se importa?

Mas, se nada disso funcionar,
experimente dizer que nunca tinha ouvido falar em rodízio de carros. Que mora no
interior do Rio Grande do Sul, por exemplo, numa cidade de 50 mil habitantes,
que não tem TV á cabo, internet, rádio ou pombo-correio.

Mas, sendo
assim, fique esperto. Acredite! Você não está preparado para visitar SP. Como
castigo por não estar antenado com as leis municipais da grande e poderosa
capital paulista, você será assaltado, seqüestrado e possivelmente morto.


A única solução e possível atenuante para os riscos é ignorar outra das
leis vigentes e não parar nos semáforos vermelhos em cruzamentos totalmente sem
iluminação, na madrugada.

A verdade é uma só: ser pego pelo sistema de
rodízio paulistano vai te custar uma boa soma em dinheiro e 04 pontos em sua
carteira de motorista.

Com uma soma equivalente talvez você consiga uma
promoção de viagem da TAM e possa fazer o trecho Porto Alegre - São Paulo, por
exemplo, em total segurança. (hehehe... desculpem, não resisti!).


Resumindo: A despeito do rodízio, São Paulo continua poluída,
congestionada, caótica, perigosa e sem lei, exceto ás de trânsito. Embora, até
mesmo essas, foram postas em xeque no incidente da Ferrari, ocorrido há algumas
semanas.

O carro ficou destruído e a boca do cinegrafista que cobria o
incidente também. Fico pensando no motorista da Ferrari, coitado, teve que usar
o metrô pra ir trabalhar no dia seguinte. Fiquei na torcida pra não haver greves
naquele dia.

O policiamento presente no local do acidente, nada viu e
nada fez como mostram as imagens da emissora. Mas porque faria? Fica claro nas
imagens que a placa da Ferrari vermelha (que carrão, affe!) estava fora do seu
dia de rodízio. Além disso, era madrugada, e nesse horário nem rodízio tem.


Assim, se você é mesmo do interior do Rio Grande do Sul, aceite um
conselho e fique por aí, além de se poupar de muitas restrições ao seu direito
de ir e vir, de ser discriminado por possuir apenas um carro, terá o prazer de
desfrutar do melhor e mais tradicional rodízio do Brasil. Só que de carnes! Bom
apetite!


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