VOCE SABIA
A ROMÃ[censurado]xml:namespace prefix = o />
A Romã, ( Punica Granatum), pertence à família das Punicáceas. Nativa e Cultivada no Irã ( antiga Pérsia ) por volta de [censurado]xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />[censurado]xml:namespace prefix = st1 />[censurado]xml:namespace prefix = st1 />
No templo de Salomão, a circunferência do segundo capitel das Colunas do Pórtico era enfeitada com 200 romãs postas em 2 ordens. O profeta Maomé afirmava “ coma romã para se livrar da Inveja e do Ódio”. Suas flores são encontradas nos Sarcófagos dos Antigos Egípcios.
No Cântico dos Cânticos, Poemas atribuído ao rei Salomão ( composto no século IV A.C.), o amor Humano é exaltado através de 2 personagens principais, o Esposo e a Esposa. Já as tradições Judaica e Cristã viram no cântico o Símbolo do amor de Jeová por Israel e do povo eleito por seu Deus. Nesses cânticos, a beleza da face da amada é comparada ao fruto da romãzeira, cuja cor talvez represente o ideal de beleza daquela época. É no bosque de romãs que a amada promete entregar-se ao seu amor.