Uinen é uma Maia, esposa de Ossë e vassala de Ulmo. Também conhecida como Senhora do Mar, seu nome possui significado incerto, mas pode ser derivado de “alga”. Ela ama as criaturas do mar e seus cabelos se espalham por todas as águas sob o céu. Assim como Ossë, Uinen era bastante conhecida pelos habitantes da Terra-Média. Aqueles que mais clamam por ela são os marinheiros, pois ela restringe a fúria de Ossë e impõem calma às ondas.
Quando Ossë se deixou seduzir pela proposta de Melkor e se aliou a ele em busca de poder, Aulë chamou por Uinen. Atendendo ao pedido do Vala, ela controlou seu esposo Ossë e o levou à presença de Ulmo. Dessa forma, ele conseguiu o perdão de seu senhor e voltou ao seu compromisso de lealdade.
Durante o massacre promovido em Aqualondë por Fëanor e seu povo, na revolta dos noldor, percebendo que a batalha estava perdida, o rei Olwë pediu ajuda à Ossë. Porém o Maia não pôde atendê-lo, pois os Valar proibiram que a fuga dos noldor fosse impedida à força. Uinen, que sempre tratara os teleri com amizade, muito se entristeceu ao ver o que havia sido feito aos seus marinheiros. Ela chorou, e de suas lágrimas o mar se levantou em fúria contra os assassinos, de forma que muitas embarcações acabaram afundando e seus ocupantes morreram afogados.
A história de Númenor também está profundamente ligada à Uinen, que era favorável ao seu povo e lhe oferecia proteção. Ela chegou a fixar uma pequena ilha, conhecida como Tol Uinen, na baía de Rómenna como um presente para Númenor. Havia entre os numenorianos a tradição de cortar um ramo da árvore oiolaire e colocar em seus navios como um sinal de amizade por Ossë e Uinen.
Aldarion, que mais tarde se tornaria rei de Númenor, era um profundo devoto da Maia. Ele chegou a fundar uma irmandade de marinheiros, chamada Corporação dos Aventureiros, que se autodenominavam Uinendili, ou amantes de Uinen. Sua esposa Erendis sentia ciúmes de sua paixão pelo mar, que ela personificava na imagem de Uinen. Ela chegou a se declarar inimiga da Maia durante uma festa em que foi chamada de Uinéniel, ou filha de Uinen. Erendis dizia que não desejava compartilhar seu marido com a senhora Uinen.
Logo no princípio de sua criação, Tolkien a teria chamado de Ónen, Solórë entre outros nomes, e lhe atribuído o título de Rainha das Sereias, o que acabou mudando em versões posteriores. No décimo volume da série de livros “The History of Middle-Earth”, assim como Ossë, Uinen é contada entre os Valar, e não como uma Maia.