Charles e Diana foram casados por 15 anos. Por fora, eles pareciam um casal real de exemplo: eram companheiros, tinham dois filhos filhos, porém, o relacionamento dos dois tinha brechas e Diana foi vista em diversos eventos ao lado de Charles com uma aparência muito triste.
Os dois foram ficando cada vez mais distantes e, por isso, o relacionamento afundou de vez: Charles começou a se relacionar novamente com Camilla Parker-Bowles, sua namorada na década de 1970, em 1986, quando ainda era casado. Disso, ficou evidente que o casamento de Charles e Diana estava por um fio. Após a morte de Diana, o príncipe oficializou sua união com Camilla.
Tempos depois, Lady Di foi flagrada passando um final de semana romântico em um barco pela Riviera Francesa com seu suposto amante e novo namorado Dodi Al Fayed.
No dia 31 de agosto de 1997, Diana passeava de carro com Dodi pelas ruas de Paris, na França. Quando paparazzi locais notaram que ela estava acompanhada, uma perseguição se iniciou. Diana morreu em um hospital da cidade após duas paradas cardíacas.
O enterro da princesa foi um acontecimento importantíssimo para Londres. Populares emocionados saíram às ruas para homenageá-la. Seus filhos, William e Harry, foram acompanhados por Charles e príncipe Phillippe. A Rainha Elizabeth II não compareceu ao velório e nem ao enterro da ex-nora.