« Anterior Próxima »
۞ Aniversário da Capital Teresina. -Piauí ۞




Conhecida como:

"Capital do Sol e da Luz"

"Cidade verde do meio norte"

"Cajuína cristalina"


Fundação:

Teresina á a Segunda capital do Estado. Sucedeu a Oeiras que, por 90 anos (1762 a 1852), foi a capital da Província do Piauí. A decisão de mudança foi do Conselheiro de D. Pedro II, José Antônio Saraiva, o “Conselheiro Saraiva”. Ele contrariou interesses da aristocracia rural, alojada nas fazendas do interior da Província. Resolveu reclamações quando se inspirou no nome da Imperatriz do Brasil. Dona Maria Teresa Cristina para batizar a nova capital, instalada a 16 de agosto de 1852. Teresina já nasceu com sua área urbana (ruas, praças e avenidas) planejada. Já em 1800 se discutia a mudança. “Oeiras ficava no interior”. Entre escolher um ponto mais ao Norte, a cidade de Parnaíba, próxima ao Atlântico, Saraiva preferiu a fazenda do português Manoel Domingues Gonçalves Pereira, mais ao centro. Foi uma decisão geopolítica. Assim, na chapada do corisco, margem direita do rio Parnaíba, na foz do rio Poty, a ex-Vila Velha do Poty passou a chamar-se Teresina.






Memória:
O apito do vapor Uruçuí acordou a nova Capital em 1859, um ano depois de criada a companhia de Navegação do rio Parnaíba, tornado-a porto fluvial. Em 1893 funcionava a Fábrica de Fiação e Tecidos Piauienses. Na década de 30, chega a linha de Correio Aéreo Nacional, os primeiros cinemas falados e o Liceu Piauiense. Em 1941, o primeiro hospital público, o Getúlio Vargas, e sete anos depois, a primeira estação de rádio, a Rádio Difusora. Na década de 60, chega a água tratada. Nos anos 70, uma emissora local, a TV Rádio clube e a Universidade Federal do Piauí. Os anos 80 começaram com a verticalização da cidade.






Festas e folclore local:
Teresina é uma colcha de retalho cultural, montada pelas tradições trazidas por quem veio do interior. Há um momento coletivo: o Encontro de Folguedos, que acontece em junho. Entre as estas religiosas tradicionais, destaca-se a Procissão de São Pedro, no dia 29 de junho, que reúne embarcações que partem do cais do rio Parnaíba. Do folclore local, destaca-se a lenda do Cabeça – de – Cuia, um jovem pescador (Crispim) que agride mortalmente a própria mãe e é por ela amaldiçoado a cumprir uma penitência. Para se livrar da maldição deve sacrificar nas águas do rio Parnaíba sete Marias. Tem mais: desde que sejam as sétimas filhas de suas respectivas famílias.






Aspectos geográficos:
Teresina tem uma área total de 1.809km², 0.72% em relação à área do Piauí. É a única capital nordestina que não está de frente para o mar. Mas é a primeira cidade brasileira planejada. Suas coordenadas geográficas são 5º05’13” de latitude Sul e 42º48’41” de longitude Oeste. Fica em uma zona ecológica de transição entre as Matas de Babaçuais (Leste) e a Mata Pré – Amazônica (Oeste). Dois rios cortam sua malha urbana : o Parnaíba e o Poty. A cidade maranhense de Timon está na margem esquerda (Leste) do Parnaíba, o segundo maior rio do Nordeste.






Aspectos econômicos:
Teresina é considerada Capital do Sertão. Sua área de influência econômica, prestação de serviços e atendimento médico – hospitalar alcança municípios dos Estados do maranhão, Pará, Ceará e Pernambuco. O comércio varejista e atacadista detém 50% do pessoal ocupado, a prestação de serviço, 33,33% e as atividades industrias, 16,66%. O Estado e o Município são os maiores empregadores. A indústria de beneficiamento e transformação de matérias – primas regionais (principalmente o babaçu), a indústria têxtil e da produção de alimentos foram as que mais cresceram.






Altitude e clima:
Teresina fica a 72,7 metros acima do nível do mar. O clima é tropical subúmido quente, com duração do período seco de cinco meses. A temperatura máxima é de 40ºC e a mínima é de 22ºC.

Demografia:
Teresina cresceu na década de 70/80 a uma taxa geométrica de 5,5% ao ano. No período de 80/91 a taxa foi de 4,2% ao ano. Possui atualmente 23,01% da população do Estado, sendo predominantemente urbana (89,74%). A população economicamente ativa (PEA) representa 31,19% (1980). Segundo o IBGE, possui 598.411 habitantes (1994).


® www.piauihp.com.br/cidade_teresina.htm









AUTO ADD LIGADO

Música: Cajuina
Cantor: Caetano Veloso






Comentários
Apenas o dono deste FlogVip pode visualizar os comentários desta foto!

Apenas usuários logados no FlogVip podem comentar nesta foto!
/virginialima
Sobre * virginialima
Teresina - PI

Presentear FlogVIP
Denunciar

Últimas fotos

06/04/2024


01/07/2023


11/04/2023


10/04/2023


10/04/2023

« Mais fotos


Visitas
Hoje: 116
Total: 794.985

Feed RSS