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Como Vai o Seu "CORAÇÃO" precisa de um novo?


Lêb, lêbab (“Coração”), são dois termos correlatos com o mesmo sentido. O primeiro ocorre 598 vezes e o segundo, 252, tornando “coração” o termo antropológico usado com mais frequência no Antigo Testamento. Ele se refere a animais apenas 5 vezes (II – Samuel 17;10
Jó 41;24 / Daniel 4;16 / 5;21 / Oseias 7;11). Nas primeiras quatro passagens o uso pode ser metafórico. O “coração de Deus” é mencionado 26 vezes. As 814 ocorrências restantes referem-se ao coração humano.
No Antigo Testamento conhecia-se o coração como órgão físico, mas não sua função essencial de fazer circular o sangue. Poucas referências no Antigo Testamento referem-se ao coração como órgão físico. Oseias falou da “envoltura” (segôr) ou recipiente de coração.
Abigail disse a Davi que o coração do marido dela morrera “dentro dele” e que se tornara como uma pedra, apesar de continuar a viver por mais dez dias (I – Samuel 25;37). A expressão “dentro dele” (qereb) é uma indicação de que os israelitas sabiam que o coração ficava dentro da pessoa (I – Samuel 25;37 / Salmo 39;3 / 64;6 / Jeremias 23;9).
Outras passagens do Antigo Testamento indicam a localização interior do coração. Jeú acertou Jorão entre os braços, de modo que a flecha atravessou seu coração (II – Reis 9;24). Arão vestia o peitoral sobre o coração (Êxodo 28;29). Duas passagens podem ser referências às batidas do coração (Salmo38;10 / Jeremias 4;19 ). (No entanto, nenhum dos dois verbos significa realmente “bater”. O primeiro, hômêh, é um particípio de hmh (“produzir um som”), e o segundo, sêharhar, é uma onomatopeia que significa “vaguear”.
No Antigo Testamento dava-se pouca importância ao aspecto físico do coração. O mesmo vale para outras 80 diferentes partes do corpo humano mencionadas no Antigo Testamento, que se concentra nas qualidades psíquicas das partes do corpo, mais do que em suas funções físicas.

“coração”, no Antigo Testamento, refere-se principalmente aos poderes psíquicos da pessoa.
O Antigo Testamento atribui ao coração tudo o que nós atribuímos à cabeça e ao cérebro – a
capacidade de perceber, raciocinar, pensar, compreender, entender e tomar conhecimento, a consciência, memória, conhecimento, sentimento, vontade e juízo.
“coração” pode ser usado como sinônimo de ??????? nepesh (“alma”) e ???????? rûah (“espírito”)
em termos de sentimentos e emoções. A alegria e tristeza podem muito bem ser descritas por expressões como “dar força ao coração” ou “trazer refrigério à alma” (Gênesis 18;5 / Juízes 19;5 / Salmo 104;15). “derramar o coração” ou “derramar a alma” (Salmo 62;8 / Lamentações 2;19). De modo semelhante, os sentidos de coração e espírito se sobrepõem. O Antigo Testamento fala de “coração quebrantado” e de “espírito quebrantado” (Salmo 34;18 / 51;17), do orgulho como elevar-se do coração ou do espírito (Salmo 131;1 / Provérbios 18;12 / Ezequiel 28;2). Como ??????? nepesh e ???????? rûah “coração” pode referir-se à pessoa toda e ser traduzido por um pronome pessoal (Provérbios 3;1 / 10;8).
O significado singular de “coração” No Antigo Testamento não está em sua expressão de sentimentos como medo, coragem, alegria ou tristeza, mas em sua expressão dos processos intelectuais e volitivos. Wheeler Robinson classificou 20 ocorrências de “coração” no Antigo Testamento na categoria intelectual e 195 na volitiva. O uso de “coração” no sentido intelectual e volitivo parece concentrar-se na literatura de sabedoria e em Deuteronômio.
A palavra é usada 99 vezes em Provérbios, 42 vezes em Eclesiastes e 51 vezes em Deuteronômio.
Platão fazia uma distinção clara entre razão e emoção. Os estóicos com frequência equiparavam a moralidade à supressão da paixão e ao controle do desejo pela razão.
“Paixão e vício, emoção e fraqueza eram frequentemente tratados como sinônimos, e presumia-se que razão e falta de escrúpulos, conhecimento e maldade eram mutualmente exclusivos”.
O coração, de acordo com Heschel, é a sede de todas as funções interiores. Paixões não são distúrbios ou fraquezas da alma. O ascetismo não era o ideal das pessoas na Bíblia, e a fonte do mal não estava na paixão, mas na cauterização, insensibilidade e dureza do coração. O estado ideal no Antigo Testamento não é a apatia, como para os estócios, mas a compaixão, omo para YHWH. (Oseias 11;8-9).
No Antigo Testamento, o coração como centro do conhecimento ou da razão é frequentemente associado ao ouvir (Deuteronômio 29;4 / I – Reis 3;9-12 / Provérbios 2;22
18;15 / 22;17 / 23;12 / Isaías 6;10 / 32;3-4 / Jeremias 11;8 / Ezequiel 3;10 / 40;4 / 44;5).
Uma pessoa inteligente era alguém de coração (Jó 34;10), enquanto ao tolo faltava coração
(Provérbios 10;13), ou dizia em seu coração: “Não há Deus” (Salmos 14;1 / 53;1). A memória também é vinculada ao coração (Deuteronômio 4;9 / Salmo 31;12 / Isaías 33;17 /
65;17 / Jeremias 3;16 / 51;50).

A consciência é vinculada ao coração. O coração de Davi repreendeu-o em duas ocasiões: depois que ele cortou a ponta da veste de Saul (I – Samuel 24;6) e depois de fazer um recenseamento das suas forças militares (II – Samuel 24;10 / I – Reis 2;44 /
Eclesiastes 7;22). O amor genuíno está arraigado no coração (Juízes 16;15), apesar de o coração não ser entendido no sentido “romântico” ou afetivo no Antigo Testamento, como em nosso conceito e linguagem.

Quando o Antigo Testamento diz: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. (Deuteronômio 6;5), “coração” está em primeiro lugar e tem principalmente o sentido de “mente” - se bem que não em sentido estrito. Devemos amar a Deus com todo o intelecto, com os sentimentos, com as emoções, com a vontade – com todo o ser.


Pr Paulo Henrique

"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo;
e tirarei da vossa carne o coração de pedra,
e vos darei um coração de carne." (Ezequiel 36 : 26)

Tome posse!



A Paz e a Graça Sejam convosco.





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