..ficou difícil de realizar; o tempo piorou muito e o forecast não indica melhora por aqui. Não dá pra ir mais ao norte porque não posso sair do país com êsse meu carro, tem um seguro aqui que não cobre na Noruega, senão eu iria até a cidade de Trømso, que troço, beem no Norte da Norway. Litoral do Oceano Ártico, ah, eu queria ir fazer xixi naquele mar... E tem as geladas ilhas norueguesas, uma se chama Sommerøy, ilha do verão rs. Mas me disseram que os noruegueses guiam feito loucos nas estradas de lá, tem gêlo e tudo, só falta baterem no meu Skodinha e aí tou ferrado, não vou arriscar. Ir de ônibus com barraca e tudo? Ah, que aluguel, fika para o próximo verão hihi..
Ficando aqui na barraca, chove gelado hoje, amanhã menos mas sem sol...Vou passar a cozinhar a comida que congelei aqui mesmo. As coisas ficam caras aqui nesse "camping", as pessoas fogem para o restaurante toda hora e tudo ali é caro, até tomar um cházinho fica caro.. mas tem a sauna de tarde.
Armar barraca, 12 euroa, uma pessoa, sem cachorro, sem namorada, 4 euroa por dia.
Cabana sem banheiro nem cozinha, 36 euroa. Uma decente, mais de 90, caro igual hotel. Mas tem a saunaaa.
Sauna, nos últimos três dias tomei a sauna com os tios daqui, todos muito pançudos. Ficam tomando cerveja na sauna, dividem comigo, me servem Karhu Olut III que não é muito escura. A IV, nelja (nélia, parece nome de mulher, fácil de lembrar) é que é a cerveja preta. Olha, se não for a melhor no mjndo chega perto.. e na sauna então...
Não deu pra tirar foto na sauna akkkk.
é uma coisa tradicional, só a tiozarada velha q faz. E eu, sem pança, meager haha.
Falando finlandêz básico, aquela coisa de pedir coisas no balcão, pedir licença, cumprimentar, falar números etc, e entender a resposta...e eu pronuncio bem, êles nem desconfiam, às vezes cai a ficha que não sou daqui e se surpreendem "Ah, puhu Suomi!" não, não falo não, enpuhu, e sempre respondo que taalveez daqui a uns oito anos vou poder entender o q eles falam.. pelo menos dão rizada.
Chove lá fora, a barraca até que guenta, até ventão segurou ontem. 13˚ outside, 20˚ com meu bafo aqui na barraquinha e deixa eu ir lá fora fazer xixi, xau.
ou melhor, (é issaí, te vejo depois) siinä kaikki, nändään taas...
Editando: foi só sair da barraca que caiu a temperatura três graus aqui dentro.. essa Natureza fica absorvendo o calor corporal da gente o tempo inteiro, por isso êles fazem tanto exercício, mantém a circulação, mantém o pique. Não fotografei, mas tem os velhos, véinhos mesmo, em casais, chegando a pé com aquelas mochilonas DE TRINTA QUILOS, enormes, comida, barraca, o escambáu, andando, andando e depois indo armar barraca lá na montanha. Tem que ter a manha. Acampar dá o maior trabalho, precisa uma imensa paciência para armar o fogareiro no vento (já fiz) e fica difícil até abotoar roupa, abrir e fechar zíper, tudo exige paciência e jeito. Não é o meu caso acampar, quero é fotografar o sol de meia noite. Espero o tempo melhorar, nakemiin.