Brasil quer troco em Camarões para evitar novo “vexame africano"
===================================
Olimpíadas 2008/Futebol - (15/08/2008 15:00:32)
Brasil quer troco em Camarões para evitar novo “vexame africano"
Marcelo Belpiede, enviado especial
Shenyang (China) - O destino armou uma peça para a seleção brasileira nas quartas-de-final das Olimpíadas. O time pentacampeão mundial vai medir forças justamente contra Camarões, seu algoz na última participação no evento, em Sydney-2000. O jogo acontece neste sábado, às 7 horas (de Brasília), no estádio Olímpico de Shenyang.
Muito explorada nos últimos dias, a derrota brasileira ante Camarões oito anos atrás foi quase inacreditável. O Brasil levou o “gol de ouro” na prorrogação quando tinha dois jogadores a mais no gramado. “Estou engasgado com Camarões”, admite o meio-campista Anderson.
O Brasil tem um remanescente do revés de 2000. Convocado em uma das vagas para jogadores com mais de 23 anos, o meia Ronaldinho Gaúcho reconhece que sofreu muito após a derrota nas Olimpíadas da Austrália.
"É uma coincidência outra vez encontrar Camarões, mas estou feliz porque cumprimos bem a primeira etapa, alcançamos a vaga com 100% de aproveitamento. É respeitar o próximo adversário, mas não levar um clima de revanche. Acho o momento certo para enfrentá-los", garante o jogador, melhor do mundo por dois anos seguidos pela Fifa.
Já para o técnico Dunga a partida é extremamente importante. Com as últimas derrotas da equipe nas Eliminatórias, o treinador sentiu o peso da pressão pouco antes do início do trabalho olímpico. Uma derrota pode até determinar mudanças no rumo da seleção. Vale lembrar que, justamente depois da eliminação de 2000, Wanderley Luxemburgo acabou substituído.
Desta forma, Dunga deixou de lado qualquer lembrança da derrota para Camarões e para qualquer adversário africano (na semifinal olímpica de 1996, o país teve como algoz a Nigéria). “É um campeonato de alto nível, as equipes vão se eliminando. Chega um momento que você enfrenta um adversário africano. Sabemos do valor de Camarões, mas o Brasil deve se preocupar em mostrar o seu jogo", diz.
Para a primeira etapa da fase de mata-mata, Dunga ainda não confirmou oficialmente o time. Fica a expectativa por mudanças na zaga, com a efetivação de Thiago Silva na equipe. "A tendência é que jogue o Thiago Silva, mas o Breno também tem feito um ótimo campeonato. Eu me adapto bem os dois", diz Alex Silva, titular absoluto de Dunga.
Outro que também recebeu elogios após a goleada para China foi o meia Thiago Neves, autor de dois gols. Na lateral direita, Ilsinho deve ser mantido como titular, deixando Rafinha novamente no banco de reservas.
Sombra: Consciente do bom retrospecto contra o Brasil, Camarões mostra uma confiança elevada para a decisão da vaga às semifinais dos Jogos Olímpicos. Os africanos prometem apostar em um futebol ofensivo para surpreender novamente os pentacampeões mundiais.
”Nossa equipe conta com muitas qualidades tanto defensivas como ofensivas, então estou confiante que podemos vencer o Brasil”, justifica o meio-campista Frank Sogoo.
No jogo contra o Brasil, o técnico Martin Ndtoungou amarga dois desfalques importantes: Georges Mandjeck e Paul Bebey, ambos suspensos. “Isso não vai afetar nosso trabalho. Vamos trabalhar para conseguir essa classificação”, promete o treinador.
FICHA TÉCNICA:
BRASIL x CAMARÕES
Local: Estádio Olímpico, em Shenyang (China)
Data: 16 de agosto de 2008, sábado
Horário: 7 horas (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Primoz Ahar e Marko Stancin (ambos da Eslovênia)
BRASIL: Renan, Ilsinho, Alex Silva, Breno (Thiago Silva) e Marcelo; Lucas, Hernanes, Diego e Anderson; Ronaldinho e Alexandre Pato
Técnico: Dunga
CAMARÕES: Tingnyemb, Baning, Ghomsi, Bikey, Song, Mbia, Bekamenga, Nkoulou, Chedjou, Ngal e Olle
Técnico: Martin Ndtoungou.
DA-lhe Brasil
Forza gurizada!!