
Façamos um bom exame de consciência e perguntemos ao nosso coração: “Qual é o lugar que os mandamentos do Senhor nosso Deus estão assumindo em nossa vida?”
“Este é um dia santo para o Senhor nosso Deus, não fiqueis tristes, pois a alegria do Senhor será a vossa força” (cf. Ne 8,10).
Meus irmãos, o capítulo 8 do Livro de Neemias tem um sentindo muito especial para todos nós, porque ele nos aponta o restabelecimento da lei, da ordem e da relação do povo de Deus para com o Senhor.
Uma vez que esse povo foi infiel a Deus e, por causa disso, jogado ao exílio e agora estão de volta para reconstruir o país, reconstruir a terra do Senhor – que Ele próprio havia dado a eles -, o povo agora se volta para escutar o governador Neemias e Esdras, o sacerdote do Senhor, que apresenta ao povo sofrido, machucado, chorando, a Lei do Senhor nosso Deus.
Naquele dia todo o povo se comprometeu a observar a Lei do Senhor, porque o que tinha levado aquele povo ao exílio, ao sofrimento e a tudo aquilo que viviam de tragédias e desgraças foi o afastamento do Senhor.
Mas Deus teve misericórdia e piedade do Seu povo, conduziu-os da terra do exílio, como fez da outra vez quando os trouxe da escravidão. O Senhor traz e restabelece novamente o Seu povo na terra prometida e ali começa a grande reconstrução, por isso, o povo mistura lágrimas com sorrisos de alegria, porque estão estabelecidos novamente na terra, mas agora estão se comprometendo a viver sob a Lei do Senhor.
É muito importante para nós, para nossa família, que hoje façamos um compromisso com Deus, que hoje renovemos a nossa aliança com o Senhor, pois nós muitas vezes estamos num verdadeiro cativeiro por causa dos nossos pecados, porque nos afastamos do Senhor, Aquele que nos salva e nos conduz pela mão.
Nós precisamos ter um compromisso de fidelidade com Ele, e este compromisso acontece quando colocamos em prática os mandamentos do Senhor. Estes mandamentos não são apenas para serem aprendidos e decorados na catequese. Os mandamentos do Senhor nosso Deus são a expressão da nossa aliança e do nosso amor para com o Senhor, o Deus da nossa vida.
Façamos hoje um bom exame de consciência, façamos uma avaliação da nossa conduta e perguntemos ao nosso coração e ao nosso interior: “Qual é o lugar que a Palavra de Deus, que os mandamentos do Senhor nosso Deus estão assumindo em nossa vida? Estamos sendo fiéis a esses mandamentos? Estamos sendo fiéis a esta aliança com o Senhor?”.
Que Deus o abençoe!
.