

Leia a Biblia

Renovar as forças é dar uma nova razão para viver

EVANGELHO SECRETO DE MARIA.
José, mais adiantado que eu nos estudos das Escrituras, reconheceu os dois trechos citados por Jesus no Templo. E disse para Jesus: "Você citou um texto dos Deuteronômios e um dos Levíticos. Porém, por que esses e não outros?"
O rapaz respondeu entusiasmado: " Pai, não percebes? O essencial da revelação de Deus a nosso povo não é a lei nem o templo, nem sequer o cumprimento minuciosos de todas as prescrições legais. O mais importante é o amor. Se não houver amor, se houver rancor, injustiça, ódio, por mais que ofereçamos sacrifícios, por mais que rezemos, Deus não ficará contente conosco, nem poderia. Mãe", disse voltando-se para mim.
Não é verdade que tenho razão? Não é a verdade de Deus é amor e que só esse amor nos une a Ele, e nos permite ser como Ele?
Suas palavras encontravam eco profundo em meu coração, algo que sempre soube no entanto, jamais me atrevi a formular. Emocionada, o abracei.
"E tu, pai, estás de acordo que, sem amor, tudo é uma casca vazia ou sepulcro caiado que por fora parece belo mas por dentro está cheio de morte?"
José custou a dizer que sim, até por ser apegado , educado dentro das tradições mais rígidas e se apegado as leis e oferendas tradicionais.
Assim, como bom israelita, respondeu a sua pergunta com outra: " E então, para que servem os sacrifícios e orações? Não levaria essa teoria como consequência a desaparecimento , ao desaparecimento da lei, inclusive ao desaparecimento do templo e portanto do próprio povo, enquanto eleito?
Se o amor é o que mais agrada a Deus, como alguém pode amar, para que Deus precisa de um povo para chama-lo de seu? E como evitar que cada um decida por si mesmo o que é amor e o que não é?
A CASA DO CAMINHO


.