
O Deus presente que muda qualquer situação”

Não Andeis Ansiosos - Como controlar a ansiedade
Leitura Bíblica: Mateus 6:25-34
As causas da ansiedade são: a violência urbana, o desemprego, a fome, a crise política e econômica, a imoralidade, a crise social. A falta de perspectiva de que as coisas vão melhorar. A banalização da cultura. As crises afetivas. A banalização da sexualidade. A perda de contato com Deus e a queda na qualidade de vida; tudo isto fomenta o aumento da ansiedade.
Paulo disse assim: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7
O fator planejamento é muito importante para se evitar a ansiedade:
Estratégia número 1 para vencermos as preocupações. Comunhão e dependência de Deus. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33
Estratégia número 2 para vencermos as preocupações:
Viver o presente. “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:34.
Geralmente as pessoas ficam pensando mais no passado e no futuro do que no presente. E Jesus quer que contrariemos esta tendência.
A Bíblia não diz que devemos parar de lutar ou que não devemos nos preocupar com o sustento. A preocupação até um limite é saudável, depois se torna ansiedade e passa a ser prejudicial.
Jesus ensina que devemos continuar a lutar como pessoas, devemos ter o melhor que pudermos, mas sem ansiedade. Sem aquela loucura em busca de coisas materiais; e muitas vezes passando por cima de outras pessoas e sendo até desonesto. Precisamos saber que tudo vai ficar aqui, e todas as coisas estão sujeitas aos ladrões que minam e roubam.
Precisamos de coisas materiais e de algum conforto, mas Jesus nos adverte para que tenhamos o cuidado de não colocar o coração nessas coisas, a ponto de viver e sofrer por essas coisas; ora para conseguir, ora para proteger.
A ansiedade é um sentimento de quem é escravo dos bens materiais. A OPÇÃO DEVE SER A DE SERVIR A DEUS COM OS NOSSOS BENS, E NÃO A DE ABANDONAR A DEUS POR CAUSA DOS BENS.
É estratégia de Satanás fazer o homem lutar por coisas que não tem relação com aquilo que é sua necessidade básica.
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:33-34.
Que Deus os abençoe.
(Luís C. Fonseca)
Tenha um excelente dia
Mensagens que edificam
•─────““:.>ﻺﻍFr@nﻺﻍ<.:““─────•








